segunda-feira, 30 de abril de 2012

Centopeismo - Mais um post inútil


Semana passada estive em Porto Alegre, em viagem de trabalho. Comi muita carne vermelha sangrenta, tomei muito suco de uva e, bah, como ouvi aquele adorável sotaque da gurizada gaucha!!! Mas nem toda picanha mugindo do Rio Grande do Sul me traria satisfação suficiente a ponto de me fazer esquecer da decepção que lá tive.
Bem dizem que a ignorância é uma benção! Até quando deixei de ignorar o fato de que na semana anterior à minha visita à POA havia ocorrido lá uma grande feira de calçados eu era completamente feliz. Depois daquela descoberta não fui mais a mesma... Tive até ganas de começar a tomar aquele outro suco de uva gaucho, o com álcool!
Sei que os possíveis leitores do sexo masculino, ao menos aqueles que não forem homossexuais, jamais conseguirão conceber as causas e razões de tamanho desapontamento, uma vez que loja de calçados há em todos os lugares e que afinal eu nem preciso de tantos sapatos assim já que só tenho dois pés...
Mas, se pararem para analisar a situação de forma mais atenta, pensarão que sim, de fato há lojas de calçados em qualquer lugar e perceberão também que, em qualquer que seja este lugar, haverá mulheres enlouquecidas atacando as estantes de produtos ou ao menos devaneando na frente das vitrines; qualquer mulher e em todo lugar.
Quando fico triste, torno-me também reflexiva e, meditando sobre tão relevante questão, percebi que o fanatismo das mulheres por sapatos é quase uma verdade universal, uma certeza absoluta num mundo tão cheio de dúvidas, um pressuposto de se ser mulher.
Claro que não tenho dados estatísticos, pois desconheço qualquer pesquisa a respeito, porém me arrisco a dizer que 9 em cada 10 mulheres não consegue passar incólume à vitrine de uma loja de calçados! E isso, meus senhores, é curioso. Tão curioso que deveriam existir estudos na área da psicologia a respeito!
A que tipo de qualidades ou poderes as mulheres associam os sapatos que usam? Por que eles são tão importantes para sua imagem?
Já ouvi dizer da importãncia dos calçados para os dentistas. Não, não dos seus próprios, e sim dos de seus pacientes. Segundo uma amiga que já foi dentista, sua classe de colegas precifica o serviço conforme o sapato que o paciente usa. Para os dentistas, a análise do sapato é uma forma de auferir o poder aquisitivo da pessoa.
Portanto, meninas, só chinelinho para ir ao onsultório, hein! E que não seja Havaianas, porque agora Havaianas ficou chique! E pensar que “na minha época” - de criança – Havaianas era tão considerado brega e de pobre que carinhosamente chamado de “abaianas”; chique menos era Rider!
Bom, voltando ao tema, digo-lhes que considero de grande importãncia o investimento em estudos num novo campo da psicologia para descobrir quais emoções profundas na alma (ou melhor, na psiquê) feminina estariam associadas à imagem de um belo par de sapatos.
Se fosse questão de mera futilidade, poderiam ser roupas, lingeries, bijouterias ou bolsas – e de fato existem algumas bolsomaníacas -, mas os sapatos exercem sobre a grande maioria das mulheres um facínio especial...
Quem sabe entendendo isso, seria possível aos homens compreender um pouco mais as mulheres...
Confesso que nem mesmo eu compreendo. Eu lhes diria que preciso de tantos sapatos diferentes para poderem combinar com diferentes bolsas, cintos, roupas, brincos. Esta é a minha explicação consciente para o caso. Mas as razões inconscientes e subjacentes eu desconheço. E não sei se Freud explica.
O que sei é que este post está ficando pior do que aquele da última bolacha do pacote. Mas entendam minha situação: hoje é segunda véspera de feriado, chove, faz frio e, no entanto, estou eu cá trabalhando! Ou, melhor dizendo, estou eu cá no trabalho, tentando trabalhar enquanto embaixo da minha janela acontece um show da CUT!
O som está tão alto que em alguns momentos os vidros da janela vibram... Bom, ou é isso ou é só o vento frio mesmo... Enfim, estou quase morrendo congelada ao som de axé, pagode, sertanejo e afins.
Antes que meu cérebro atrofiasse, fosse pelo frio ou pela influência musical, e antes que eu morresse de frio (imaginem só que tragédia a última coisa a se ouvir antes de se morrer ser Michel Teló!), decidi escrever algo para o blog, o qual andava jogado às traças... Mas confesso que este não seria um bom legado!
É, acho que vou trocar minha tara por sapatos por mania de tampões de orelha... Comprarei de todos estilos e cores!!!
Bom, agora que já trabalhei quase nada e escrevi um post super ruim, acho que posso ir embora para casa com a sensação de... Dever cumprido? Não. De dia comprido!!!!
Ah, sim, em tempo: chove lá fora; ainda bem que estou com a minha bota nova que comprei em Porto Alegre!