Nesse final de semana que passou fui para a cidade de Americana, no interior paulista, próxima à Campinas. Não, não foi uma escolha turística para o feriado, e sim uma viagem concursística: acompanhar o cônjuge em sua iniciação no fantástico mundo dos concurseiros.
Lá na cidade fui acometida pela dúvida que titula este post: quem nasce em Americana é... ? Não sabia o que era; só sabia o que definitivamente não era: americano. Afinal de contas, embora todos que nasceram na cidade de Americana, assim como também nós e mais um punhado de gente sejamos todos americanos, os "estados unidenses" (como sabiamente os chamam nossos vizinhos sulamericanos) monopolizaram tal denominação...
Meu bom senso supunha que a denominação para os naturais de Americana fosse, naturalmente, americanense. Porém, como não tenho uma auto estima tão elevada assim a ponto de tomar como verdade inexorável aquilo que suponho, consultei o oráculo dos internautas (vulgo Google) e constatei que era isso mesmo.
O problema de se ir no Google procurar alguma coisa é que se acha muitas outras... Sabem como é, um link leva a outro e, como diz o ditado, "quem procura, acha". E de clique em clique acabei descobrindo que anda rolando um jogo de empurra empurra entre as prefeituras de Americana e Campinas... Empurra empurra de gente que ninguém quer, e que ninguém mais nota que é gente...Enquanto os americanos se preocupam com a entrada clandestina de mexicanos por suas fronteiras, os americanenses são acusados de mandarem seus mendigos na surdina para terras campineiras.
Pois é, amigos, exportação de mendigos. O caso foi parar até no Ministério Público, por denúnica da Prefeitura de Campinas contra a de Americana.
E, nessa Guerra dos Esfarrapados - na qual os esfarrapados são as armas e não os guerreiros -, Americana também tem suas reclamações contra a vizinha: alega que uma certa lei que entrou em vigor por lá e que proibe a mendicância ou a comercialização de mercadorias nos faróis vai resultar em migração dos mendigos "desempregados" por tal lei para sua cidade.
Quando eu morava em São José dos Campos, que, assim como Americana, tinha um prefeito psdbista que estava reformando e enfeitando toda a cidade, também já havia ouvido dizer que a exportação de mendigos fazia parte da política de melhoria estrutural e estética do ambiente... Tanto que, em 2001, Jacareí acusou São José do mesmo que hoje Campinas acusa Americana.
Não sei se faz parte da política do PSDB, de qualquer prefeito independentemente do partido ou desses prefeitos especificamente mandar os mendigos embora... Não sei se esse embora é de volta para suas terras de origem (nesse caso, quem nasce em americana, definitivamente, além de não ser americano, também não pode ser mendigo) ou é simplesmente despachar em outras terras longe de sua responsabilidade e dos olhos eleitores.
Nem sei se as acusações procedem. O que sei é que, como diz outro velho ditado, "onde tem fumaça, tem fogo", nem que seja uma bituquinha de cigarro... Pode ser que a coisa se prove, pode ser que fique apenas como mais uma "lenda urbana". Entretanto, só o fato de tais acusações nos parecerem tão verossímeis (e ao MP também, visto que acolheu a denúnica) já é bastante triste.
As cidades podem até esconder a sujeira embaixo do tapete, mandar aquela realidade que é feia e desagradável de se ver para longe, todavia ela não vai deixar de existir. A realidade vai bater à porta de alguém... Ou dar com a cara na porta em outras cidades... Em geral numa cidade grande e desordenada, desordenada o bastante para o prefeito não ter como organizar uma exportação de mendigos.
Por isso, enquanto as outras cidades vivem a fantasia de serem bonitas e perfeitas, São Paulo vê e vive a dura realidade... Aqui fica evidente o resultado do jogo de empurra dos políticos brasileiros... O problema deixa de ser de cada um deles, mas continua sendo de todo mundo.
Não existem mendigos americanenses nem joseenses? Pois existem muitos mendigos brasileiros.
http://www.maisinterior.com.br/v4_ler.asp?id=126566/Caso-de-exporta%E7%E3o-de-mendigos-vai-parar-no-MP-
http://www.oliberalnet.com.br/cadernos/cidades_ver.asp?c=03A9A999E49
http://jornal.valeparaibano.com.br/2001/10/21/jac/mora1.html