Depois do bafafá no Facebook gerado pelo churrascão da gente diferenciada, a brigaiada no Twitter por causa da piadinha infame do Gentili sobre os judeus e o trem, agora temos mais uma prova de que está mesmo todo mundo "causando" na internet. É a canção da tal Banda Mais Bonita da Cidade, chamada Oração, que estourou no YouTube e já inspirou milhares de sátiras na web.
Nos países muçulmanos a internet tem promovido levantes. No Brasil tem promovido humor... Rs.
Hoje de tarde li a letra da música. Achei um amontoado de rimas pobres, aliás, miseráveis... Bom, amontoado não, que afinal de contas não são tantos versos assim. Na verdade, são meia dúzia de versos repetidos duzentas vezes...
Agora de noite ouvi a música e vi o vídeo. A presença do som já melhora um pouquinho nosso ânimo quanto à canção... Afinal sejamos compreensivos: não é toda letra que é tão poesia a ponto de ser perfeitamente apreciável quando apartada da música...
O vídeo então acaba deixando a coisa até simpática: um monte de jovens se divertindo no que parece ser uma república. O vídeo é a coisa mais bacaninha da canção! Aliás, é a única coisa de fato bacaninha! O detalhe é que a única coisa genuinamente bacaninha parece não ser tão genuina assim... A idéia saiu de um clipe de uma tal banda chamada Beirut, que eu não sei se é a mais bonita da sua cidade - ou a mais gostosa, pois nunca a vi na vida.
O fato é que não há rítimo animadinho e nem clipe simpatiquinho que impeça o cansaço após ouvir um zilhão de vezes oss mesmos versos... Parece que a música leva uma hora pra acabar! Só não consegue, é claro, ser mais chata que Florentina de Jesus!
Se bem que, embora alguém gostar da música Florentina de Jesus não fizesse sentido algum, pelo menos o verso fazia sentido em si... Já quanto á Oração não sei dizer ao certo... Talvez houvesse plantação de maconha em algum armário daqueela república, pois ainda me perrgunto como e por quê caberia uma penteadeira dentro de um coração!!!
Para mim só uma linha da letra faz sentido: a do título! Oração: coisa que as pessoas repetem indefinidamente sem o menor sentido! E não, não estou dizendo que as orações não têm sentido - nem mesmo estou dizendo que essa canção não o tenha. O que quero dizer é que as pessoas repetem o que aprendem sem pararem para refletir sobre os sentidos daquelas palavras.
Bom, nem sei se foi a idéia da banda chamando a música de Oração remeter á idéia (de fato totalmente presente na letra, rs) de repetição...E se foi, certamente foi pensando no sentido positivo do term: repetir várias vezes um verso simbólico, um pedido, algo que faz se sentir bem, sei lá. Sentido para as coisas cada um encontra o seu. Eu encontrei o que mais combinou com a minha personalidade irônico-herege para criticar a música do momento. Fale bem ou fale mal, tem que se falar dela!
E eu, apesar de agnóstica assumida, só posso me valer do provérbio "quanto mais eu rezo, mais assombração aparece" para descrever o meu estado de espírito com relação à indústria fonográfica brasileira.
Pelo menos nesse clipe as pessoas estão vestidas!!! E não fazem movimentos de ginástica tântrica! É uma evolução!!! Isso até surgir alguma paródia em versão funk como "A Bunda Mais Bonita da Cidade"!!!
Oi Lu,
ResponderExcluirDo Beirut, talvez você conheça a música "Elephant gun", que foi tema de abertura da microssérie "Capitu", (Globo, 2009).
http://www.youtube.com/watch?v=6rxNjCvCIiE
Concordo com você sobre a "oração". Acho que o ponto alto é o clipe, gravado em plano sequencia, na minha opinião, muito mais elaborado que o "Nantes". Pode não ter sido uma idéia original, mas ficou muito bem executado. A música tinha potencial para ser boa, pois a melodia é agradável, porém peca por ser repetitiva. Achei tão enjoativa que nem me quis conhecer as demais músicas da banda.
;)
Gente, que bafafá cibernético... queria saber como uma coisa tão insignificante deu tanto o que falar! rsrs
ResponderExcluirOk, o vídeo é bem legal - pela ideia (seja de quem for) e pela execução -, a música é uma porcariazinha criada só pra justificar o vídeo... mas pq tanto auê em cima disso?!?