Como muitos sabem, participo de uma comunidade de albinos no Facebook, cuja versão original surgiu em 2005 no Orkut. Pelas comunidades fiz muitos conhecidos albinos virtuais e alguns amigos reais.
Na época em que começaram os "encontros branquinhos" era bastante comum as meninas albinas comentarem sobre os meninos albinos. Alguns deles faziam bastante sucesso... E eventualmente alguém ficava com alguém, como é de se esperar em qualquer grupo social em que interajam pessoas de sexos opostos.
Mas eu, que até então só tinha como referência de albinismo meu pai e seus dois irmãos, acabava associando os rapazes albinos à ideia de família e até comentava com as meninas, por conta disso, que jamais ficaria com um albino.
Hoje namoro um albino. Mas a verdade é que não namoro um albino.
Namoro um rapaz que conheci na comunidade e que foi somente meu amigo durante quatro anos. E um amigo com quem sempre senti prazer em conversar e a quem sempre admirei pelo modo de pensar e de se expressar, com humor sutil, divertido e inteligente e opiniões e conselhos sempre lógicos, maduros, ponderados e sensatos - e que agora deve estar todo envergonhado com esse post.
É bem verdade que talvez só tenhamos nos conhecido por causa do albinismo, mas não foi por causa dele que nos tornamos amigos e tampouco namorados. Aliás, considerando a visão que eu tinha dos rapazes albinos, daria até para dizer que foi "apesar dele", rs.
Muitos rapazes albinos (e talvez algumas moças também) lá na comunidade do Face parecem acreditar que "é mais fácil namorar uma pessoa igual a você". Mas ser igual por fora não significa ser igual por dentro. Ainda que sejamos todos albinos e tenhamos enfrentado dificuldades similares, cada um as absorveu e às internalizou de uma maneira. E cada um assumiu um tipo de postura frente a essa parte da vida.
Esses rapazes (e talvez as moças) podem pensar também que "é mais fácil ser compreendido por alguém que é parecido com você". E de fato outro albino compreenderá todas as dificuldades e aflições relacionadas à questão do albinismo com mais facilidade que uma pessoa não albina, por motivos óbvios: ele também vive aquilo. Entretanto, nossa identidade não se restringe a "albino", nossos medos e anseios não estão ligados só ao "albinismo" e nossos caráter e valores foram construídos não só em cima da condição albina, mas de toda a condição social, financeira, ambiental, familiar e estrutural em que crescemos.
Assim, embora uma pessoa seja parecida com você fisicamente e por isso possa compreender suas limitações físicas, nada garante que ela será capaz também de compreender seus dilemas morais, emocionais e espirituais, ou seus problemas familiares.
Por isso volto a dizer que não namoro um albino. Namoro um cara que é muito parecido comigo na forma que vê e interpreta o mundo, embora seja bem diferente de mim na forma que interage com ele, Namoro um cara que definitivamente - e felizmente - não é "minha alma gêmea", porque, embora seja muito parecido comigo em valores, é muito diferente de mim em personalidade; não possui defeitos que eu possuo e tem qualidades que eu gostaria muito de ter.
E além disso tudo ele é albino, como eu. E talvez eu deva dizer "ainda bem", pois pode ser que de outro modo não nos encontrássemos nessa vida... Não sei.
O que eu sei é que eu não namoro um albino. E que eu estava certa ao dizer que jamais namoraria um albino. Porque eu jamais namoraria alguém cuja primeira característica que eu lembrasse fosse uma relacionada à aparência física.
Na verdade, eu só namorei esse rapaz porque me esqueci de relacionar a ideia de homem albino com pai e tios. E isso só aconteceu porque eu esqueci que ele era albino. E esqueci que eu era também. E isso porque, depois de um tempo de convívio, você olha para a pessoa e o que vê são outras coisas. Se não há outras coisas a serem vistas - e outras coisas a serem compartilhadas - não é identificação física que vai assegurar harmonia espiritual entre os dois.
Na verdade eu só lembro que somos ambos albinos quando - o que é muito frequente)- alguém nos pergunta se somos irmãos... Um dia ainda respondo essa pergunta com um: "Sim; e namorados também"!
Adorei Luciana, concordo em NÚMERO, GÊNERO e GRAU com você, sabe de uma coisa? Eu sou uma mulher que me apaixono pelo o que ouço e não pelo que vejo, ou seja, pelo carater, inteligência e criatividade na conquista, essa coisa de cor, não leva a nada!
ResponderExcluirMuito bom Luciana.
ResponderExcluirPara muitas pessoas o que se importa é a aparência, que tal pessoa interpreta como digamos que lida.
Mais o que é bonito, e lindo para uma pessoa, não quer dizer que é para outra também....
Mais penso o seguinte, do que adianta ter uma aparência linda como ouso muito por ai, e não se ter conteúdo, caráter, dignidade, humildade e ate mesmo respeito ao seu semelhante.
Penso eu que beleza interna tem muito mais valor do que beleza externa.
Pena que muitas das vezes somos como livros ( julgados pela capa ).
Abraço.
Seu post ficou muito bom....
Muitos vezes os seres humanos jugas as pessoa sem malmente conhecer vai fazer um ano que conheci patrick ele e um albino lindoh tem 15 anos gente boa educado e que me faz muito feliz quando eu conheci ele eu nem imaginava que ele era albino poos agente se conheceu pelo fecebook quando fui ver ele pela 1 vez eu achei ele tao lindoh e fiquei muito surpresa com a cor dele e ha beleza que ele tinha apesar de nao se aceitar muito por conta de preconceitos eu ajudei muito ele sobre isso hoje ele se aceita se ama e somos muitos feliz agente tem varios sonhos pra realizar agente tem sonho em ter nosso filho❤👼 e eu defendo ele com unhas e garras pq nunca vou admitir que fala mal dele o que eu mas amo nele que ele e tao carinhoso minha familia ama ele principalmente minha avo e tia sao apaixonados por ele e sou muito feliz as pessoas devem primeiro conhecer pra depois julgar mas nao sabe o valor que eles tem e o coracao enorma entao pensa gente antes de maxucar alguem ou fica com preconceito pq isso e falta de maturidade
ExcluirAAA eu entâo tenho que me desculpar com você né Luciana ..kakaka perdão meu amor ;mas você foi de uma maturidade e realidade inacreditavel ..é isto que devemos fazer ...falarmos o que apreendemos no dia a dia .
ResponderExcluirADOREI... MT BOM MESMO....
ResponderExcluirEu tbm concordo com vcs ...eu namoro uma pessoa que me surpreende TDs os dias com o seu caráter,dignidade,humildades cada dia que passa eu me apaixono mais ainda por ele......
ResponderExcluirAlguém afim de me conhecer melhor?
ResponderExcluirProcuro novas amizades e quem sabe uma namorada.
ResponderExcluirMeu está 31983265007
ResponderExcluirEu estou começando um relacionamento com um rapaz lindo e ele e Albino eu não ligo para cor dele pois eu o vejo como eu todos nós somos iguais pois Deus nos fez perfeitos como ele desejou .
ResponderExcluirMais ser for da vantade do nosso criador nos vamos ser muito feliz pois a cor não importa e sim o coração
ResponderExcluir