segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Feliz Pós Natal e Próspero Pré Ano Novo

Conforme já alertado no bizarro post inicial, este blog será emocionalmente bem eclético.
Essa época pede - eu diria até EXIGE - que o sentimento a ser sentido seja o de felicidade... Faz umas duas semanas que tenho ouvido "Feliz Natal" e "Feliz Ano Novo".
A meensagem é seja feliz. E faça compras! Aliás, a mensagem é que ser feliz e fazer compras estão intrinsecamente ligados. Todos se sentem na obrigação de serem felizes e de esbanjarem nessa época do ano. É presente, é caixinha, é confraternização com os colegas de trabalho, com a família, etc.
Por isso, não estranhamente numa época tão feliz tantas pessoas ficam tristes, aquelas que não podem ser ou fazer o que nesse momento elas têm que ser e fazer.
Não, este não é o meu caso. Este não será um post deprimido. Tambéem não é, embora pareça, um post rabugento. A idéia não era falar mal do Natal, porém eu não pude me conter, rs. Vim aqui disposta a fazer um post reflexivo e filosófico, a partir do gancho "o Natal deixa as pessoas mais melancólicas e nostálgicas" e veja só onde fui parar! Tudo porque a época me faz lembrar que não me conformo com comportamento de manada... Todo mundo faz porque todo mundo faz.
Todo ano todo mundo diz as mesmas coisas. Um interlecutor diz "feliz Natal e um Ano Novo com muita amor, paz, saúde, dinheiro, realizações, etc etc, etc" - nossa, todo mundo quer tudo! - e o outro responde "para você também", da mesma forma que todo dia dizemos para alguém "Oi, tudo bem?", sem esperar qualquer resposta diferente de "Tudo. E você?" (coisa que não vale para minha mãe, a qual ignora que a pergunta seja retórica e explana detalhadamente sobre seu estado de saúde). Enfim, o que eu quero dizer é que a coisa é automática, portanto desprovida de sentido, de essêencia.
Por isso tenho dificuldades em fazer... Acabo me restringindo a responder um "muito obrigada" e aí, mesmo tendo dito obrigada, sou considerada mal educada, rs.
Ok, voces devem estar me chamando de rabugenta, ou, no mínimo, de recalcada. Por isso citarei uma historinha para tentar me fazer "entendível":
Uma amiga do trabalho comentou comigo uma semana antes do Natal que ela e os pais já haviam trocado os presentes entre si, pois viajariam no dia do natal e não faria sentido levar os presentes até o lugar e depois os trazer de volta. Até aí tudo bem, racional e prático.
Entretanto, além do adiantamento de presente, este já era conhecido de cada um dos presenteados antes mesmo de se abrirem as embalagens, já que cada um disse ao outro o que quereria ganhar.
Portanto, eu lhes pergunto: por que embalar? Por que entregar dizendo feliz Natal? Aliás, se um diz para o outro o que quer ganhar, por que todo esse trabalho de um troca troca e de um ir procurar e pagar o que o outro quer? Não é mais fácil então cada um ir logo comprar para si o que quer?
Eu mesma tive de ir comprar o presente que minha mãe me daria no Natal. Tive de seguir todo o protocolo de embalar, colocar embaixxo da árvore de Natal, abrir só no dia, dando abraço e blá blá blá...
Eu lhes pergunto: qual o sentido disso tudo?
Nós servidores públicos somos pejorativamente chamados de burocratas, entretanto, meus amigos, voces são burrocratas, a sociedade é burocrática. A sociedade segue sempre um protocolo, a sociedade prioriza a forma sobre a essência. A mensagem é: faça isso. Não importa o sentido. Ou melhor, não importa que não tenha sentido.
Você tem que dizer feliz Natal e Próspero Ano Novo. E você tem que estar feliz nesses dias. Tem que estar em família, ou ao menos em grupo, porque, se estiver vivendo um dia comum nesses dias isso será considerado triste e você ficará realmente triste, por não ter conseguiu fazer o que a sociedade disse que tinha que ser feito.
E não, este post não era para falar mal do Natal. Mas calhou.
Então, para provar que não sou ranzinza, agora só me resta dizer Feliz Pós Natal (uuufa, essa parte já acabou) e Feliz Pré Ano Novo (uuuuufa, essa parte ainda não chegou)!

Bom, pelo menos o metrô fica vazio nessa época!
( Até porque, além do 1 milhão de paulistas que a essas horas está sobrecarregando os esgotos das cidadezinhas praianas, o número de usuários do metrô deve ter caído um pouquinho, já que algum deles, deprimidos pelo Natal, todo ano, nessa época, resolvem se jogar na linha do trem... rs.)

Tá booom, eu páro!  :)

3 comentários:

  1. Lu, vim aqui para desejar feliz Natal e um Ano Novo com muito amor, paz, saúde, dinheiro, realizações, etc etc, etc...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amigaaa arrasou no blog
    To com saudades de vc!
    Isso aí tem mta hpocrisia no Natal mesmo.Pra começar o espírito da coisa se perdeu, se transformou mais em uma data capitalista onde oq importa é ganhar coisas e encher a barriguinha de peru hehe. Por falar em encher nosso tecidos adiposos, precisamos marcar de comer, fofocar e peruar.
    bjoo gatonaa!
    Milla

    ResponderExcluir
  3. Dezembro, natal... Época de fazer caridade... O mês em que as pessoas fazem uma faxina em casa e depois doam o que não presta e não quer mais pra os mais necessitados.

    Parábens! Texto super verdadeiro!

    ResponderExcluir